Orgãos autárquicos
Eleições em S. Martinho
Obras
Regulamentos

jfreg

Locais de interesse
Os residentes de São Martinho de Angueira têm muito orgulho do vasto e rico património natural, arqueológico e arquitectónico da freguesia, do qual se destaca:

Igreja Matriz
Este templo apresenta dois retábulos com características próprias desta arte e muito frequente nesta região. O retábulo do altar-mor, estilo Joanino, tem colunas salomónicas ornamentadas com grinaldas de rosas, os festões verticais em forma de trança são dispostos como uma pirâmide invertida, o arco que parte das colunas está ornamentado com elementos de talha e no centro tem uma tarja que contém as chaves e a teara, armas pontifícias de São Pedro, padroeiro da Igreja de São Martinho.

Um outro elemento Joanino é o sacrário semelhante a um cofre com a porta em forma de medalhão. O aro do camarim deixa a forma de pórtico para parecer um arco de triunfo, ornamentado na parte interior com frisos onde se vêem festões em toda a extensão. A sua tribuna é também Joanina, porque os degraus têm ainda muito de rectilíneo.

Quanto ao retábulo de Nossa Senhora do Rosário, as mísulas e os próprios nichos são muito semelhantes ás mísulas e nichos do retábulo do altar-mor de São Martinho de Angueira, bem como muitos outros pormenores arquitectónicos, o que leva a crer que terá sido o mesmo entalhador a fazer as duas obras.

É de salientar ainda a recente restauração (1996) de todas as talhas douradas da Igreja Matriz.

Capela de Santa Cruz ou Santo Cristo
Edificada em 1738, esta capela já sofreu diversas intervenções de restauro, tendo sido a última no ano 2000. É acolhedora do santo mais venerado da localidade e padroeiro da maior festa da freguesia.

Cruzeiros
De entre os diversos cruzeiros é de destacar o do "Meio do Povo", o do "Santo Cristo" e o da 'Cruz da Costa", todos eles com vários séculos de existência.
Ontem mais do hoje era habitual, quando se passava por um cruzeiro, além dos sinais de respeito e veneração (como tirar o boné ou o chapéu) rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Castro
Implantado no local mais conhecido por "Alto do Rebulhal", o Castro é a prova da longevidade da freguesia. Nunca sofreu qualquer escavação arqueológica a não ser simples pesquisas feitas por alguns habitantes, no entanto crê-se que é um potencial local de interesse arqueológico no futuro.